domingo, 9 de dezembro de 2012

A importância de economizar


Sempre guardei boa parte do dinheiro que ganhava dos meus pais. Quando minha dificuldade começou? Assim que comecei a trabalhar. Estranho ne? Geralmente quando começamos a ganhar nosso dinheiro é que comecei a guardar, eu fiz ao contrario. Agora me vigio em relação a isso. É importante aprender a lidar com o dinheiro que tem, e aprender a diferença sobre vontade e necessidade - a menos que você não tenha nenhum sapato, não é considerado necessidade aquele sapato da tendência. Isso não quer dizer que não pode comprar nada, ate porque gastar anima as pessoas, mas não todo seu dinheiro na semana inteira ne! Algumas dicas que uso:

  •   Faça uma tabela com tudo que vai gastar no mês, ate de coisas que você quer comprar. Eu, por exemplo, marco dividas, livros da faculdade e ate quanto vou poder gastar com comida. O bom é que com ela aprendemos a ter mais responsabilidade e paciência para comprar o que quer. 


O modelo da tabela:

Tabela de gastos / Salário: _________
Mês ______
O que é?
Quanto?
Forma de pagamento *
**
Sobra

Credito Celular
25,00
A vista
OK

TOTAL

***


****


Explicações:
* Se a Forma de pagamento é parcelada, coloque o valor total para não esquecer, é bom marcar em quantas vezes fez o parcelamento.
** Aqui você só coloca o OK depois que pagar!
*** No final, faço uma soma automática no Excel. É só colocar: =SOMA( ) . Dentro dos parênteses seleciona as colunas que quer somar.
**** Aqui uso a soma também. Só que descontando. Assim: coloque =SOMA(seleciona o total da outra soma – escreva quanto você ganha)


  •   A melhor maneira evitar ter surpresas no seu cartão de credito é não usa-lo. Só em casos especiais, quando realmente precisar. Quanto só para a vista tem um controle melhor de gastos. 
  • Para guardar dinheiro não precisa abrir uma poupança, ate por ser difícil guardar notas. Então compre um cofre e sempre coloque todas as moedas que encontrar na sua bolça ou carteira no final do dia. Ai quando encher ou no final do ano pode mandar para a poupança ou gastar com investimentos, como cursos, e ate realizar um sonho de consumo.
 Espero ter ajudado, eu uso isso e é bem útil para mim, espero que seja para vocês.







Nenhum comentário:

Postar um comentário